Pensando em aprimorar a segurança e transparência para todos os envolvidos na jornada do pedido — clientes, negócios parceiros e pessoas entregadoras — o ifood desenvolveu a Rota Devolução, é uma iniciativa que viabiliza o retorno de pedidos para a loja parceira em casos específicos de cancelamento.
Caso o pedido precise ser cancelado após sair para entrega por determinados motivos, a pessoa entregadora retorna à loja de origem. Dessa forma, trazemos confiabilidade ao processo de cancelamento.
A Rota de Devolução é iniciada quando uma rota não pode ser concluída com sucesso.
Isso pode acontecer por diversos motivos, como os listados abaixo:
Cliente não localizado;
Endereço de entrega não localizado;
Entrega em área de risco;
Cliente não quer mais receber o pedido;
Pedido danificado no transporte;
Cliente se recusa a fornecer código de recebimento.
Em casos de pedidos elegíveis, assim que o pedido é cancelado, a Rota Devolução é automaticamente iniciada no Aplicativo do Entregador, que é orientado a retornar com o pedido para a loja de origem.
Vejamos o exemplo onde o entregador chega com o pedido até o cliente.
Note na seguinte tela os status de Pedido Enviado e Entregador chegou no cliente.
Sendo solicitado o cancelamento por qualquer problema elegível.
O status será atualizado para a Rota de Devolução, iniciando o processo.
Após o entregador retornar, a loja deve passar o código de devolução ao entregador, confirmando que o pedido foi retornado com sucesso.
Ao final o pedido permanecerá com o status Entregador devolveu o pedido.
Falkner - 22/02/2024